Por que precisamos aprender espanhol?

06/03/2021


Muitos acreditam que sabendo inglês já é suficiente para atuar no mundo dos negócios. Mas, não é bem assim! Um bom entendedor sabe que quanto mais aprendemos, mais crescemos, tanto na vida pessoal como na profissional. Então, quanto mais oportunidades de aprender nós tivermos, mais cresceremos como pessoas e profissionais.

Assim como o inglês, o espanhol também é um idioma muito importante no mundo dos negócios. Como brasileiros e latino-americanos temos uma necessidade de aprendê-lo, pois fazemos fronteira com vários países hispanofalantes, além de nosso país fazer parte de um bloco econômico importantíssimo, o Mercosul.

Embora a maioria de nós justifique que sabe inglês e que com os argentinos, uruguaios e demais hispano falantes conseguimos nos entender já que nossos idiomas são "parecidos", precisamos aprender espanhol porque:

⮚ É a segunda língua mais falada nos negócios;

⮚ É um dos idiomas oficiais do Mercado Comum do Sul - Mercosul;

⮚ Para fazer um bom negócio é necessário uma comunicação clara;

⮚ Para fazer um bom negócio é necessário conhecer ao cliente, suas necessidades, sonhos, etc. Isso só conseguimos através de um diálogo aberto, claro, eficaz, etc.

⮚ Precisamos conhecer a cultura, a realidade do cliente para atendê-lo bem!

⮚ Quando aprendemos a língua do outro, nos aproximamos mais dele, conseguimos entendê-lo e compreendê-lo melhor.

Essas são razões para nos conscientizarmos da importância da língua espanhola nos negócios internacionais.

Como professora de língua espanhola, sempre gosto de ter bem claro a importância de ensinar esse idioma, sendo que, para mim, Maristela, o espanhol tem um sentido muito mais social e cultural. Foi após uma experiência de imersão, conhecendo vários países, várias realidades hispano-americanas e convivendo com diversos nativos que descobri o quanto é importante e necessário comunicar-se, claramente, em espanhol. O espanhol, para mim, não é uma língua estrangeira, ela é uma língua adicional, pois só me acrescentou e acrescenta muito conhecimento social e cultural.

Mas, voltando ao assunto dos negócios, na América Latina há muitas possibilidades de negócios. Trabalho em uma empresa que vende os seus produtos, que são cursos, para países hispanofalantes. O meu trabalho é fazer a versão desses cursos. Porém, meus colegas também precisam saber atender os clientes em espanhol. Isso também acontece nas demais empresas.

Eu, Sandra, tive a possibilidade de conhecer a maioria dos países latino-americanos através da convivência com famílias, do contato com empresários e educadores. Isso contribuiu para que eu enxergasse que as nossas diferenças culturais nos enriquecem e nos ajudam a se desenvolver muito melhor, inclusive nos permite ser mais assertivos na hora de apresentar nossos negócios.

Ter contato com o idioma espanhol me abriu um mundo de possibilidades. Quando nós conhecemos outros países, as suas histórias, culturas, interesses, temos mais oportunidades de estabelecer uma relação assertiva.

Depois de morar 25 anos fora do Brasil, em países hispanofalantes, eu, Sandra, me sinto cidadã do mundo, principalmente latino-americana. Aprender a língua espanhola, além de me ajudar a comunicar-me com as famílias que me hospedavam, com as pessoas com as quais trabalhei e continuo trabalhando, me ajudou a entender quem eu sou, a entender a minha própria história e a do meu próprio país.

Devido a toda essa experiência, hoje, meu mercado de trabalho é bem amplo, pois posso oferecer as capacitações para educadores e líderes não só no Brasil, mas também em todos os países que falam espanhol.

E você, já sabe espanhol? Caso ainda não tenha aprendido essa língua interessantíssima, o que falta para você começar a estudá-la? Não perca as oportunidades que a vida poderá lhe oferecer! 

Conheça minha rede social: https://www.instagram.com/sandralimacoach/

As autoras

Sandra Regina de Lima 

Pedagoga; Mestra em Educação, com Ênfase na Educação em Valores; Formada em Coach Ontológico Organizacional e em Personal & Professional Coaching; Diploma Superior de Espanhol como Língua Estrangeira.

Atualmente é proprietária da Sandra Lima Capacitação e Coaching; ministra treinamentos em desenvolvimento profissional e gerencial, além de ministrar cursos de língua espanhola.

Maristela Silva dos Santos

Maristela Silva dos Santos, Licenciada em Letras, Português / Espanhol e Respectivas Literaturas; Especialista em Língua Espanhola; Especialista em Educação Profissional e Tecnológica; Mestra em Linguística Aplicada.

Atualmente é tradutora / intérprete e professora de língua portuguesa e espanhola.